Quem somos nós?



Profª. Anete Pereira de Souza

Anete Pereira de Souza concluiu o curso de Engenharia Agronômica na ESALQ/USP em 1984 e o doutorado em Biologia Celular e Molecular - Universite de Paris XI (Paris-Sud) em 1992. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas, na área de Genética Vegetal. Atua principalmente nas áreas de Genética Vegetal e Biologia Molecular, com ênfase em Mapeamento Genético Molecular, Análise da Diversidade Genética e, Estrutura e Expressão de Proteínas Relacionadas à Fitopatogenicidade.


Aline da Costa Lima Moraes

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atua em estudos genéticos-genômicos em espécies vegetais com ênfase no melhoramento molecular de forrageiras tropicais. Possui experiência em: Genotipagem, RNA-Seq, Poliploidia, Marcadores Moleculares, Espectrometria de Massas Aplicada a Genotipagem de SNPs, Sequenciamento de Nova Geração, GBS, RNA-Seq. Atualmente, é profissional de apoio a pesquisa e ao ensino no Laboratório de Análise Genética e Molecular, Departamento de Biologia Vegetal, IB - UNICAMP.


Carlos Corona

Ingresso na Universidade Estadual de Campinas em 1977, como Técnico de Laboratório, auxiliava docentes e alunos de Graduação e Pós Graduação no Departamento de Genética e Evolução, Instituto de Biologia. Em 1993 conclui o curso de Ciências Biológicas na Faculdade N. S. do Patrocínio em Itu SP. Atualmente exerce suas funções no laboratório de Análise Genética Molecular da profa. Dra. Anete Pereira Souza, onde dá suporte técnico aos alunos de Pós Graduação.


Danilo Augusto Sforça

Biólogo formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2009. Durante a graduação realizou iniciação científica com Marcadores Microssatélites em leguminosas; construção de mapa genético e mapeamento de QTLs em feijoeiro. Doutor pela Universidade Estadual de Campinas, atuando no desenvolvimento de Biblioteca de BAC (Bacterial Artificial Chromosome) em Cana-de-Açúcar. Tem experiência na área de Genética e Biologia Molecular, com ênfase em marcadores moleculares microssatélites e mapeamento genético.


Patrícia Zambon

Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Salesiano São José - UNISAL (2017) e Técnica em Química pelo Colégio Politécnico Bento Quirino (2006). Atualmente desenvolve atividades rotineiras no Laboratório de Análise Genética e Molecular (preparo de soluções, controle e organização do almoxarifado, compras diretas) e opera o Genetic Analyser 3500XL no Laboratório Multiusuário de Genotipagem e Sequenciamento (inoculação e extração plasmidial, reação de sequenciamento com BigDye, purificação com edta/etanol, manuseio e manutenções básicas do equipamento).


Alessandro Alves-Pereira

Formado em Ciência Biológicas, Bacharel em Genética e Biotecnologia plea Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiróz", Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atualmente é Pesquisador de Pós-Doutorado do Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas (DBV/IB/Unicamp), onde desenvolve projetos sobre caracterização genética, conservação e evolução de cultivos amazônicos e plantas nativas do Brasil. Possui experiência em genética e genômica populacional, preparo de bibliotecas genômicas e identificação de marcadores SNP, biometria de marcadores genéticos.


Alexandre Hild Aono

Bacharel em Ciência e Tecnologia (2016) e Ciência da Computação (2018) pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-Unifesp). Atuou como monitor de diferentes disciplinas da instituição, instrutor de diferentes cursos de Programação e Bioinformática e participante de projetos de extensão relacionados ao ensino de Computação/Matemática para diferentes níveis de conhecimento e Estatística Aplicada a questões socioeconômicas, culturais e ambientais. Durante 4 anos fez parte do Grupo de Bioinformática e Biologia Computacional da Unifesp, adquirindo experiência em diferentes projetos de pesquisa com temas relacionados a mineração de dados e aprendizado de máquina, manipulação de dados de sequenciamento de nova geração, análise da variação genética de plantas poliplóides, análise metagenômica da microbiota intestinal de camundongos com obesidade induzida, proteômica do fungo Paracoccidioides brasiliensis, entre outros. Atualmente é aluno de doutorado do programa de pós graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação da Profª. Anete Pereira de Souza.


Carla Cristina da Silva

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharel em Genética) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2003. Durante o mestrado estudou a interação entre as proteínas mat A-2 e mat A-3 de Neurospora crassa utilizando-se da técnica de duplo-híbrido em levedura, recebendo o título de Mestre em Genética em 2005 (UFMG). Como estagiária do Centro de Café Alcides Carvalho do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), participou da anotação do projeto Genoma Café e estudou a expressão dos genes envolvidos na biossíntese de cafeína nas diferentes fases dos frutos de cafeeiros com teor normal de cafeína e naturalmente descafeinados, analisou a sequência genômica do gene caffeine synthase e desenvolveu marcadores para a característica “baixo teor de cafeína”. No doutorado, desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), trabalhou com a construção e análise de bibliotecas de cDNA, desenvolvimento de marcadores moleculares (EST-SSR e SNP) e mapeamento genético em seringueira. Atualmente desenvolve projeto de pós-doutorado no CBMEG e na Wageningen University & Research (Holanda) visando estudar a estrutura genômica de uma região de interesse agronômico do genoma de cana-de-açúcar utilizando bibliotecas de BAC, sequenciamento de terceira geração e ferramentas de bioinformática.


Cláudio Benício Cardoso-Silva

Conclui a graduação em ciências biológicas na UESB (2005-2009) e o Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP (2010-2015). Também realizei pesquisa em nível de pos-doutorado na mesma instituição (2015-2018). Durante o doutorado utilizei ferramentas de bioinformática na análise de transcriptomas (RNA-Seq) e de sequências genômicas em diversos organismos, especialmente cana-de-açúcar. Atualmente, busco estratégias para analisar splicing alternativo e expressão gênica em cana-de-açúcar, bem como outros organismos poliploides, durante o período de BEPE-FAPESP (2018-2019) na ‘University of British Columbia’, Canada.


Felipe Bitencourt Martins

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2014-2017). Durante a graduação desenvolveu um projeto de iniciação cientifica buscando a identificação de genes de cópia única em cana de açúcar no Laboratório de Análise Genética e Molecular. Atualmente é estudante de doutorado direto pelo Programa de Pós Graduação em Genética e Biologia Molecular da UNICAMP, onde está desenvolvendo pesquisa com espécies do gênero Urochloa visando a construção de mapas genéticos e estimação de valores genômicos para melhoramento. Possui experiência no uso de técnicas da bioinformática para analise de dados genômicos


Felipe Roberto Francisco

Formado em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2013-1017). Trabalhou durante a graduação com genética de populações de aranhas no Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes e construção de mapas de ligação em seringueira (Hevea brasiliensis) no Laboratório de Biologia Molecular de Plantas (CBMEG). Atualmente é estudante de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Genética da Unicamp no CBMEG onde desenvolve o projeto intitulado Mapa Genético Integrado e Seleção Genômica Ampla Visando Caracteres de Interesse Econômico em Seringueira. Possui experiência em desenvolvimento de biblioteca de marcadores Microssatélites (SSRs) e desenvolvimento e análises de marcadores Single Nucleotide Polymorphisms (SNPs).


Fernanda Ancelmo de Oliveira

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com período sanduíche pela University of Idaho - EUA; Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Licenciatura em Ciências Biológicas (UNIPLENA). Atualmente é Pesquisadora de Pós-Doutorado do Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas (DBV/IB/Unicamp), onde desenvolve estudos na área de genética e genômica de gramíneas forrageiras, com ênfase no Melhoramento Molecular de Plantas. Possui experiência em: biologia molecular, bioinformática básica, genética de populações, transcriptoma (RNA-seq), genotipagem por sequenciamento (RAD-seq e GBS), desenvolvimento de marcadores moleculares (SSR, SNP), poliploidia e apomixia.


Geovani Luciano de Oliveira

Bacharel em Agronomia pelo Instituto Federal Goiano (2014) e mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas –IAC (2020). Possui experiência nas áreas de melhoramento genético de plantas e biologia molecular, com ênfase nos seguintes temas: marcadores moleculares, perfil genético de cultivares, genética de populações, cultura da videira e caracterização e utilização de recursos genéticos. Atualmente é estudante de doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Genética e Biologia Molecular da UNICAMP, onde desenvolve projetos com transcriptômica e redes de coexpressão na busca da identificação de genes e vias metabólicas relacionados com características de interesse econômico para a cultura da videira.


Guilherme Francio Niederauer

Graduado em Ciências Biológicas pela UNICAMP (2014 - 2020). Interessado Bioinformática e Genomica Vegetal. Atualmente é aluno de Mestrado do Programa de Pós Graduação de Genética e Biologia Molecular do Instituto de Biologia da UNICAMP, e atua com análises de RNASEQ e Transcriptoma de videiras no Laboratório de Análises Genéticas e Moleculares (LAGM). Possui experiência em fitoquímica, biologia molecular, programação e bioinformática.


Isabela dos Santos Begnami

Bacharel em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2020) e atualmente mestranda em Genética e Biologia Molecular na UNICAMP, desenvolvendo projeto em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste de análise de transcriptoma de Paspalum regnellii infestado com cigarrinha-das-pastagens. Durante a graduação realizou projetos na área de genética molecular vegetal para melhoramento de forrageiras e feijão guandu, adquirindo experiência com marcadores moleculares SSR e ISSR.


Isabella Cotta Galvão

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2018 - ). Atualmente trabalha no melhoramento genético de forrageiras, com aplicação de aprendizado de máquina para identificação de regiões genômicas associadas à resistência às cigarrinhas-das-pastagens.


Maria Augusta Crivelente Horta

Pesquisadora na área de Genética de Microrganismos,com formação em Engenharia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2006) mestrado em Biotecnologia Industrial (USP - 2009). Doutorado em Genética e Biologia Molecular (2010-2014) e Pós-Doutorado (2014-2017) desenvolvido no Laboratório de Análise Genética e Molecular, do Centro de Biologia Molecular e Engenheria Genética da Universidade de Campinas (UNICAMP). Pós doutorado desenvolvido na Universidade Técnica de Munique (TUM, 2017-2020). Através do estudo da expressão gênica global e de regiões genômicas associadas ao controle de expressão de genes minha pesquisa contribui para o desenvolvimento de diferentes bioprocessos, como bioprospecção de metabólitos secundários, biocontrole e biodegradação. Utilizando ferramentas de bioinformática procuro encontrar no genoma de fungos biodegradadores informações que auxiliem no atual processo de hidrólise enzimática, utilizado para a produção do bioetanol e outros compostos resultantes da degradação de carboidratos. Selecionar e investigar espécies relevantes de microrganismos e suas interações fenotípicas e genotípicas é uma das estratégias utilizadas para o desenvolvimento do potencial de biotecnológico de diferentes espécies que participam de processos economicamente relevantes. Coordenar e promover a utilização e otimização de ferramentas de bioinformática para a análise de sistemas biológicos baseados em dados genômicos é parte fundamental do meu campo de pesquisa. Atualmente meu trabalho tem auxiliado a elucidação de sistemas biológicos complexos, através da construção e visualização de redes de expressão e interação complexa entre genes.


Marishani Marin Carrasco

Biólogo graduado (2017) pela Universidade Nacional de San Antonio Abad Del Cusco (UNSAAC), Perú. Fiz parte do programa de pesquisa júnior (Projeto CANON-UNSAAC). Atualmente, faz parte do Laboratório de Análise Genética e Molecular (LAGM) do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Universidade Estadual de Campinas (CBMEG/UNICAMP) cursando o mestrado no programa de Genética e Biologia molecular (IB/UNICAMP) .Trabalho com dados de transcriptoma de cana de açúcar em conjunto com redes expressão gênica.


Michele Fernandes da Silva

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2014-2017). Durante a graduação desenvolveu projeto de Iniciação Científica no Laboratório de Análise Genética e Molecular (LAGM) visando estudar a base genética da diferenciação fenotípica observada em common-garden de uma espécie de árvore de Manguezal amplamente distribuída pela costa brasileira. Atualmente é estudante de mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Genética e Biologia Molecular da UNICAMP, onde desenvolve projeto no campo da Genômica de Paisagem, buscando identificar a contribuição relativa de variáveis ambientais e espaciais sobre a estrutura da diversidade genética neutra e não neutra de duas espécies de mangue do gênero Avicennia.


Mônica Letícia Turíbio Martins-Pessôa

Mônica L. T. Martins-Pessôa é bióloga graduada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Durante a graduação trabalhou predominantemente com genética de mcroorganismos relacionada com resistência a antibióticos de variedades virulentas de Escherichia coli. No momento é aluna de mestrado do programa de Genética e Biologia Molecular da UNICAMP, orientada pela Professora Doutora Anete Pereira de Souza e trabalha com genômica de cana-de-açúcar, buscando identificar genes candidatos que atuem na produção de açúcar.


Paulo Henrique Campiteli de Azevedo

Licenciado em Ciências biológicas – UNICAMP (2021). Na graduação atuou no Laboratório de Análises genéticas e Moleculares (LAGM) em estudos de QTL ligados a brix em cultivares de cana-de-açúcar (2017-2018) e análise de regiões genômicas ligadas degradação de celulose em espécies de fungos filamentosos do gênero Trichoderma (2019-2020). Atualmente doutorando pelo Departamento de Genética e Biologia molecular – UNICAMP (2021); atua no estudo de linhagens selvagens de fungos filamentosos do gênero Trichoderma. Utilizando a Integração de dados multiômicos por ferramentas bioinformáticas e dados experimentais para entender a degradação de biomassa, bioprospectar enzimas com potencial biotecnológico e explorar regulação e a diversidade genética de espécies não-modelo. Possui experiência com técnicas de biologia molecular, sequenciamentos de segunda e terceira geração, bioinformática básica e microbiologia.


Rafaela Rossi Rosolen

Licenciada em Ciências Biológicas (2016) e mestra em Genética e Biologia Molecular com ênfase em Genética de Microrganismos (2020) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Durante a graduação, participou de projetos científicos que englobavam (I) avaliação da evolução do tumor Walker-256 em ratos senis através de análise metabolômica (Laboratório de Nutrição e Câncer); (II) quantificação da capacidade de produção de bioetanol em hidrolisados de bagaço de cana-de-açúcar em diferentes linhagens industriais de Saccharomyces cerevisiae (Laboratório de Engenharia Metabólica e de Bioprocessos); e (III) elucidação do papel de efetores bacterianos na interação com prolil-isomerases de plantas (Laboratório Nacional de Biociências). Durante o mestrado, adquiriu conhecimento em expressão heteróloga de proteínas, mas, principalmente, em análises de bioinformática, incluindo transcriptômica e biologia de sistemas (redes de coexpressão gênica). Atualmente, é aluna de doutorado do programa de pós graduação em Genética e Biologia Molecular da UNICAMP, sob orientação da Profa. Dra. Anete Pereira de Souza. O projeto em questão tem como objetivo estudar a influência da luz na expressão de enzimas hidrolíticas de isolados de Trichoderma spp. visando a degradação de compostos lignocelulósicos.


Rebecca Caroline Ulbricht Ferreira

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Dom Bosco- UCDB (2012). Mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá- UEM (2014). Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2018). Atualmente está desenvolvendo um estágio no exterior no laboratório de Melhoramento Genético de Forrageiras da Universidade da Flórida. Tem experiência em genética e biologia molecular de espécies vegetais diploides e poliploides, com ênfase em gramíneas forrageiras tropicais, marcadores moleculares SSR e SNP, genotipagem-por-sequenciamento, mapeamento genético e transcriptômica.


Ricardo José Gonzaga Pimenta

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na University of York (2013-2017). Durante a graduação participou de projetos de pesquisa de resistência de pragas urbanas, DNA mitocondrial animal (Lab. de Biotecnologia e Marcadores Moleculares - UFMG), transcriptômica associativa em canola (Centre for Novel Agricultural Products - UoY) e genética de populações vegetais nativas (Lab. de Genética de Populações - UFMG). Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Estadual de Campinas, onde investiga a resistência da cana-de-açúcar a vírus por meio de abordagens de genômica e transcriptômica. Tem experiência em genética, biologia molecular e bioinformática.


Stephanie Karenina Bajay

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2009-2012). Mestra em Genética e Biologia Molecular na área de Genética Vegetal e Melhoramento pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2014-2017). Atualmente é estudante de doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Genética e Biologia Molecular da UNICAMP. Stephanie está desenvolvendo estágio no exterior, no Forest Genomics Lab, Universidade da Flórida, com projeto relacionado a seleção genômica em espécies arbóreas . Possui experiência em bioinformática, genética de populações, RNAseq, e técnicas em biologia molecular.


Yohans Alves De Moura

Mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2016-2018), onde desenvolveu pesquisa sobre os impactos da poliploidia e da apomixia no complexo diploide-teraploide de orquídeas Zygopetalum mackayi através de estudos populacionais utilizando marcadores moleculares. Atualmente é aluno de doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP onde pesquisa respostas moleculares e eco fisiológicas de mangue preto - Avicennia schaueriana – sob temperaturas congelantes.


Já fizeram parte do nosso grupo:

*A partir de 2014*

  • Adna Cristina Barbosa de Sousa
  • Adriano Rodrigues Azzoni
  • Alexandre César Pelloso
  • Aline Crucello
  • Ana Beatriz Cândido de Queiroz
  • Ana Paula Fortuna Perez
  • André da Silva Santiago
  • André Ricardo Oliveira Conson
  • Bianca Baccili Zanotto Vigna
  • Camila Campos Mantello
  • Camila Fornezari
  • Carlos Bernard Moreno Cerqueira-Silva
  • Cleiton Márcio Pinto Braga
  • Clelton Aparecido dos Santos
  • Cristina Baldauf
  • Déborah Aires Almeida
  • Elisa Susilene Lisboa dos Santos
  • Estela Araujo Costa
  • Fábio de Matos Alves
  • Fernanda Witt Cidade
  • Guilherme de Toledo e Silva
  • Gustavo Maruyama Mori
  • Isabela Aparecida de Araujo Andreotti
  • Jaire Alves Ferreira Filho
  • Jean Carlos de Souza Santos
  • João de Deus Vidal Júnior
  • Júlia Ronzella Ottoni
  • Lucas Borges dos Santos
  • Juliana Santos Silva
  • Juliano Sales Mendes
  • Lívia Moura de Souza
  • Luciano Henrique Braz dos Santos
  • Luís Paulo dos Santos
  • Maisa Ciampi-Guillardi
  • Marcelo Augusto Szymanski de Toledo
  • Maria Beatriz de Souza Cortez
  • Maria Lorenza Leal Motta
  • Mariana Araújo Barreto
  • Mariana Vargas Cruz
  • Marianna Teixeira de Pinho Favaro
  • Matheus Guimarães Tonon
  • Maurício Durigan
  • Melina Cristina Mancini
  • Melissa de Oliveira Santos Garcia
  • Mônica Conte
  • Patrícia Mara Francisco
  • Prianda Rios Laborda
  • Ramir Bavaresco Junior
  • Tânia Maria de Moura
  • Tatiana de Campos
  • Thaís de Andrade Eugênio
  • Thamiris Gatti Deo
  • Thiago Gibbin Marconi
  • Thiago Willian Almeida Balsalobre
  • Vinicius Lourenço Garcia de Brito

Apoio e suporte:

Localização

LAGM - Laboratório de Analise Genética e Molecular

Departamento de Biologia Vegetal (DBV) - Instituto de Biologia (IB)
Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Av. Cândido Rondom, 400
Campinas, SP
Brasil - CEP: 13418-900
+55 (19) 3521 1156
anete@unicamp.br | lagm@unicamp.br